

A essência do Bhagavad-gita
Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja em seu livro “A essência do Bhagavad-gita” estabelece que a perfeição da vida é lembrar-se dos passatempos de Sri Krsna e Seus associados eternos em Vrndavana, os quais são belamente descritos no Srimad-Bhagavatam. Para compreender o Srimad-Bhagavatam, Srila Gurudeva explica temos que primeiro compreender as instruções do Srimad Bhagavad-gita.
No dia 28 de novembro será comemorado foi comemorado o advento do Srimad Bhagavad-gita, quando o diálogo entre Bhagavan Sri Krsna e Seu amigo Arjuna tiveram este diálogo sublime em meio ao campo de batalha de Kuruksetra. A seguir alguns trechos do livro de Srila Gurudeva:
“Enquanto não tivermos a fundação das instruções do Bhagavad-gita, só poderemos compreender o Srimad Bhagavatam de uma foram mundana, e tudo está arruinado. Isto se aplica especialmente aos tópicos mais confidenciais contidos no décimo canto. No Bhagavad-gita (18.65) encontramos este verso:
man-mana bhava mad-bhakto
mad-yaji mam namaskuru
mam evaisyasi satyam te
pratijane priyo ‘si me
“Absorva sua mente em Mim, torne-se Meu devoto, adore-Me, ofereça reverências a Mim e certamente você virá a Mim. Faço esta promessa porque você Me é muito querido”
Este é o melhor de todos os versos do Bhagavad-gita, [...] Quando lemos o Bhagavad-gita minuciosamente e especialmente quando o compreendemos através dos comentários dos mestres proeminentes da nossa linha, vemos que existem cinco níveis de instrução no Srimad Bhagavad-gita. Primeiramente, encontramos instruções gerais para todos, após estas, encontramos as instruções secretas (guhya), então as mais secretas (guhyatar), daí as mais secretas ainda (guhyatam) e finalmente o masi secreto de todos os segredos (sarva-guhyatam). [...]
Instruções gerais
Para pessoas comuns, o Senhor Krsna disse: “Não coma ou durma muito, você deve ser regulado no trabalho e na recreação, caso contrário não
será capaz de obter aquele raro yoga onde a alma encontra o Seu criador” (B.G. 6.17)
Instrução secreta
Após isto, vem a instrução secreta, o conhecimento do Brahman. Brahman é a substância espiritual. A alma espiritual (atma) é Brahman e o espírito também o é. Arjuna pergunta: “Quais são os sintomas da pessoa cuja consciência está absorta no Brahman? Como ela fala, senta e anda?” (B.G. 2.54)
O décimo oitavo capítulo conclui: “Aquele que está situado no Brahman vê o Brahman em toda a parte e pensa: eu também sou Brahman. Pensando desta forma, ele meditará no Brahman e não experimentará nem felicidade nem sofrimento. Ele permanecerá estável em qualquer situaçãoe sua consciência fundir-se-á no Brahman.” (B.G. 18.54) “Continue executando o seu dever e não deseje os frutos do seu trabalho” (B.G. 2.47) De uma forma geral, este é o conhecimento do Brahman.
Instruções mais secretas
Após isto, vem a instrução mais secreta, o conhecimento da Superalma. Existem duas classes de entidades vivas, chamadas as entidades vivas falíveis no mundo material e as infalíveis no mundo espiritual. Além destas duas classes está a Superalma, uma expansão da Suprema Personalidade de Deus que reside no coração de todas as entidades vivas e é descrita como tendo o tamanho de um polegar. Medite Nele e se você não alcançá-Lo, tente de novo e de novo, não alcançando, tente novamente.
“Aquele que se atém a Superalma em yoga está realmente na ordem de vida renunciada (sannyasi) é o verdadeiro yogi. A pessoa não se torna um verdadeiro sannyasi meramente por retirar-se das atividades prescritas ou por murmurar sou Brahman” (B.G. 12.56)
O maior segredo e o maior segredo de todos os segredos
O serviço devocional transcendental puro (bhakti) é apresentado ali [no nono capítulo], mas desprovido de rasa.
O mais secreto de todos os segredos é apresentado no final do décimo oitavo capítulo e é o mais elevado limite de bhakti, porque é pleno de rasa: “Porque você Me é muito querido, estou lhe contando a mais secreta de todas as instruções.” (B.G. 18.64)
“Absorva sua mente em Mim, torne-se Meu devoto, adore-Me, ofereça reverências a Mim e certamente você virá a Mim. Faço esta promessa porque você Me é muito querido” (B.G. 18.66)
Antes dese ponto, Sri Krsna tinha explicado a adoração de Bhagavan com consciência de Suas opulências, isto é, adoração a Narayana. Entretanto, neste verso, são descritas quatro atividades extraordinárias. A primeira é man-mana bhava: sempre pense em Mim; a segunda é mad-bhakto:torne-se Meu devoto; a terceira é mad-yaji: adore-Me; e a quarta é man namaskuru: ofereça reverências a Mim. Se você não pode fazer a primeira, então faça a segunda. Se não puder fazer a segunda, faça a terceira ou então simplesmente ofereça reverência (pranama) e tudo vira daí.
Livro " A essência do Bhagavad-gita" de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
