Considerada a “Bíblia” hindu, a Bhagavad Gita é o shastra principal que rege as nossas vidas, o modelo arquetípico perfeito para a condução de um ideal de vida elevado.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Resumo dos capítulos do Srimad Bhagavad-Gita por SS BV Narayana Maharaj
Capítulo um – SAINYA DARŚANA
Observando os Exércitos.
O Bhagavad-Gītā é composto de dezoito capítulos, cada capítulo culmina na mensagem de bhakti. Arjuna atuou no campo de batalha como se estivesse imerso na lamentação. Então KRSNA Explicou que a atma-dharma da jiva não tem relação com o dharma do corpo, dinastia e casta. Contudo, aqueles que se identificam erroneamente com o corpo como se fosse o verdadeiro EU não podem compreender isto. Enquanto a jiva permanecer atada em maya, identificando erroneamente que o seu corpo é o seu real ser, ela é forçada a padecer as misérias da lamentação, desilusão, medo e assim por diante. Portanto, é indispensável que aceite o refúgio de um tattva-vit guru.
Capítulo dois – SANKHYA YOGA.
YOGA através da analise.
A jiva percebe sua ignorância quando aceita o refúgio de um sad-guru. Então ela tenta se libertar das armadilhas ilusórias de maya pelo abandono de seus pensamentos independentes e respeitando as instruções de Śri Gurudeva. O sad-guru está livre dos quatro defeitos – a ilusão, a propensão de cometer erros, os sentidos imperfeitos e a tendência ao engano – por que é uma tattva-darsi ekantika prema-bhakta. Quando o sadhaka escuta as instruções provenientes da boca de lótus de seu misericordioso Śri Gurudeva ele passa a entender a diferença entre atma e corpo material. Também compreende os efeitos perniciosos do desfrute sensual e desenvolve apego por escutar sobre os pensamentos, características e glorias dos sthita-prajna munis. Então, pela influencia de sadhu-sanga, desperta em seu coração a consciência e a necessidade de obter tattva-jnana.
Capitulo três – KARMA YOGA.
YOGA através da ação.
Quando a jiva escuta as instruções de Śri Krsna, ela compreende que karma-yoga consiste dos esforços executados sem desejos egoístas (niskama-bhava) no serviço à Śri Bhagavan. Quando uma pessoa aceita a vestimenta de sannyasi, mas seu coração ainda está repleto de desejos por gratificação dos sentidos, então não é um verdadeiro sannyasi, mas um hipócrita, e nunca poderá obter auspiciosidade. A jiva deve executar seu karma como um serviço à Bhagavan porque a realização de karma para o desfrute sensual não produz nenhum resultado favorável. A execução de karma, tal como os yajnas védicos, pode outorgar prazer mundano, mas esse prazer é temporal e está mesclado com infelicidade. Contudo, karma-yoga purifica o coração. Portanto é favorável abandonar todos os tipos de akarma, vikarma e sakama karma (karma oferecido, desejando resultados materiais) e adotar unicamente o niskama-karma yoga oferecido à Bhagavan.
Capítulo quatro – JNANA YOGA.
YOGA através do conhecimento transcendental.
O capítulo quatro começa com instruções acerca de jnana yoga. Primeiro explica que uma pessoa só pode obter tattva-jnana genuíno através da misericórdia de Śri Gurudeva, que é um tattva-darsi. Esta misericórdia se manifesta através do processo de escutar de uma fidedigna sucessão discipular (srauta parampara) não se pode obter Bhagavat-tattva-jnana mediante o aprendizado mundano, a inteligência e o conhecimento. Também é explicado neste capítulo que em cada yuga aparece um avatara de Bhagavan. O nascimento e as atividades de Bhagavan são divinos (aprakrta), é loucura e ofensivo considerá-los mundanos (prakrta). Uma pessoa obtém tattva-jnana na associação de um tattva-darsi Guru, escutando gradualmente dele acerca das características únicas de jnana e sua superioridade em relação a karma-yoga. Ela poderá facilmente cruzar o oceano de nascimento e morte ao refugiar-se no verdadeiro tattva-jnana. o sadhaka não pode progredir se duvida disto. Se nele falta tattva-jnana, ele cairá e desviará do caminho e tornará a se enredar no ciclo do karma.
Capítulo cinco – KARMA-SANNYASA YOGA
YOGA através da renuncia da ação.
Quando o sadhaka alcança tattva-jnana, ele torna-se qualificado para karma-sannyasa yoga. Nesse momento compreende que a verdadeira sannyasa significa abandonar o apego pela ação e seus frutos. Para alguém cujo coração ainda está impuro, é benéfico e apropriado adotar karma yoga sem apegar-se ao processo e seus frutos, em vez de renunciar ao karma completamente. Niskama karma yoga oferecido a Bhagavan concede a qualificação (adhikara) para obter a natureza de brahma ou brahmapada; e aqueles que conhecem brahma alcança santi (paz).
Capítulo seis - DHYANA YOGA.
YOGA através da meditação.
Das instruções do tattva-vid Guru o sadhaka compreende que só pode meditar em Bhagavan quando o coração está purificado. Um yogi ou sannyasi genuíno está livre de todo o tipo de desejos materiais, porque ninguém pode alcançar a perfeição na yoga enquanto possuir desejos por desfrute material. A pessoa que deseja alcançar a perfeição na yoga deve se regular na alimentação e diversão. Esta perfeição significa: 1) enxergar Bhagavan como Antaryami no coração de todas as entidades vivas, e 2) compreender que todas as jivas existem somente devido os sustento e refugio de Bhagavan. Este capítulo também declara que um bhakta é superior a um karmi, a um jnani ou a um yogi.
Capítulo sete – VIJNANA YOGA.
YOGA através da realização do conhecimento transcendental
O estudo constante destas instruções conduz a firme compreensão que somente Bhagavan Śri Krsna é o limite último do Para-Tattva, a suprema realidade absoluta e que não há outro Parama-Tattva além Dele. E que somente pela rendição exclusiva a Seus pés de lótus pode alguém se torna livre do cativeiro de maya. Existem quatro tipos de pessoas que não tem qualificação para ocupar-se em Bhagavad-bhajana por executar atividades ímpias: os tolos, o mais baixo da espécie humana, aqueles cuja natureza é asurica (demoníaca) e aqueles cuja sabedoria está encoberta por maya. Em contra posição, há quatro classes de pessoas dotadas com sukrti e que, portanto podem ocupar-se em Bhagavad–bhajana: os aflitos, os que buscam riquezas, os inquisitivos e os jnanis. Os bhaktas de Bhagavan são muito raros neste mundo. Não se pode obter beneficio eterno mediante a adoração de vários devas e devis.
Capítulo oito - TAKARA BRAHMA YOGA
YOGA com PARAM BRAHMA
Somente os ekantikas bhaktas de Śri Krsna podem conhecer os tattva, tais como brahma-tattva, karma-tattva, adhibhuta-tattva, etc.Os ekantikas bhaktas podem facilmente alcançar Krsna (Gita 8.14). Os bhaktas de Śri Bhagavan não tornarão mais a nascer (Gita 8.16). Somente por ananya bhakti pode-se alcançar Bhagavan (Gita 8.22).
Capítulo nove – RAJA GUHYA YOGA
YOGA através do conhecimento mais confidencial.
Raja vidya ou raja guhya refere-se unicamente a suddha-bhakti. a prakrit (natureza material) não é a causa original da criação cósmica, pois é somente pela inspiração de Bhagavan que ela (prakrit) obtém a potência para criar. É loucura e ofensivo pensar que Bhagavan Śri Krsna é um ser humano ou que seu corpo sac-cid-ananda é feito dos cinco elementos materiais como o corpo de uma alma condicionada ordinária (baddha-jiva). os genuínos mahatmas se dedicam no bhajana de Śri Krsna com humor devocional exclusivo (ananya bhakti) e Śri Krsna atende suas necessidades pessoalmente (yoga ksema) a dedicação ao bhajana dos diversos devadatas é contraria as regras prescritas, pois Krsna é o único desfrutador e senhor de todos os yajnas. Śri Bhagavan aceita tudo que seus suddha-bhaktas lhe oferecem com amor. No último sloka deste capítulo (man mana bhava mad-bhaktah), conclui que bhakti é o único meio de se alcançar Śri Bhagavan.
Capítulo dez – VIBHUTI YOGA.
YOGA através da apreciação das opulências de ŚRI BHAGAVAN.
Pelo o estudo sincero e constante deste capítulo, uma pessoa poderá compreender que Krsna é a fonte de toda a vibhuti (opulência) e saktis (energia), e que o universo material inteiro com todas as suas opulências é somente uma quarta parte de sua majestade. E quando ela obtém conhecimento sobre vibhuti, ela facilmente compreende que tudo é direta ou indiretamente relacionado com Bhagavan. Bhagavan concede buddhi-yoga a seus bhaktas para que eles possam obter tattva-jnana. Dessa forma sua ignorância é destruída e elas ocupam-se em bhajana com amor (priti).
Capítulo onze – VISVARUPA DARSANA YOGA.
YOGA através da contemplação da forma universal do Senhor.
Este capítulo revela que a visvarupa de Bhagavan é ilusória. Sua visvarupa (forma) é aprakrta nara-vapu, ou seja, transcendental e similar à forma humana. Somente os bhaktas cujos olhos foram untados com prema podem ter darsana de sua forma rasika sekara. Somente por ananya bhakti – yoga se alcança Bhagavan.
Capítulo doze – BHAKTI YOGA.
YOGA através do serviço devocional puro.
Esse capítulo explica que Svayam Bhagavan Śri Krsna é a Realidade Suprema e o Mais Elevado Objeto de exclusiva adoração da jiva. Os bhaktas dotados com ekantika bhakti são muito queridos por Ele e podem alcançar facilmente Bhagavan através de suddha bhakti, mas os nirvisesa brahmavadis só recebem misérias.
Capítulo treze – PRAKTI-PURUSA-VIBHAGA YOGA
YOGA através da compreensão da diferença entre natureza material e o desfrutador.
Este capítulo oferece uma profunda compreensão da natureza material e da entidade viva consciente (purusa). Através desta discussão Bhagavan concede tattva-jnana à seus bhaktas rendidos e os liberta do oceano que é o mundo material. Quando suddha-bhakti surge no coração, o resultado secundário é o aparecimento natural de jnana e vairagya. Portanto, com o propósito de reforçar e a firmar a compreensão de bhakti-tattva é necessário discutir acerca de jnana e vijnana. Quando o bhakta alcança tattva-jnana, ele se torna qualificado para obter prema-bhakti.
Capítulo quatorze – GUNA-TRAYA-VIBHAGA YOGA.
YOGA da compreensão dos três modos da natureza material.
Um estudo analítico deste capítulo conduz a compreensão que este mundo material se desenvolve simplesmente pela ação e interação das três gunas materiais: sattva, rajas e tamas. Os sadhakas que praticam bhakti yoga podem facilmente cruzar sobre estas três gunas e finalmente se torna qualificado para alcançar Bhagavan.
Capítulo quinze – PURUSOTTAMA YOGA.
YOGA através da compreensão da Pessoa Suprema.
Este mundo material se estende desde os sistemas planetários inferiores até os superiores e as jivas são partes separadas ou amsas de Śri Bhagavan. Quem se opõe a Bhagavan são atados por seu karma e vagam em diversas espécies de vida, inferiores e superiores. Contudo, uma pessoa deve, devido a boa fortuna, alcançar a misericórdia de um sad-Guru e comprometer- se, com todo o respeito, no bhajana de Śri Krsna, sabendo que só Ele é Purusottama. A absorção dos bhaktas na execução de Seu bhajana os faz conscientes de tudo e então eles podem facilmente cruzar alem do oceano deste mundo material.
Capítulo dezesseis – DAIVASURA SAMPADA YOGA.
YOGA do discernimento das qualidades divinas e demoníacas.
Este capítulo explica as naturezas daivicas e asuúicas. A jiva confundida pela maya de Bhagavan é controlada pela qualidade divina ou pela qualidade demoníaca. Quando ela toma refugio da natureza daivica fica inclinada a Bhagavat-tattva-bhajana. Contudo, aqueles que adotam a natureza asúrica se opõem a Bhagavan e com o resultado vão para o inferno. Aqueles que possuem a natureza asúrica pregam a filosofia mayavada. Portanto, é necessário libertar-se desta tendência asúrica. Isto pode ser alcançado executando Bhagavat-tattva-bhajana com fé e em associação com suddha-bhaktas.
Capítulo dezessete – SRADDHA-TRAYA-VIBHAGA YOGA.
YOGA através do discernimento dos três tipos de fé.
Este capítulo explica os três tipos de sraddha (fé). Uma pessoa desenvolve sraddha naquilo que é sattva, rajas ou tamas de acordo com sua associação e a natureza com que adquiriu com suas samskaras (impressões) anteriores. A nirguna sraddha aparece no coração da jiva quando está em associação com suddha-bhaktas de Hari. Ela pode então realizar bhajana de Śri Hari que é nirguna. Estes bhaktas são verdadeiros sadhus.
Capítulo dezoito – MOKSA YOGA.
YOGA da liberação.
Este capítulo explica a essência de todo o Gita. Primeiro Śri Krsna é identificado como mais elevado Bhagavat-tattva, então a instrução mais confidencial é dada. Aqui explica- se que uma pessoa pode alcançar rasamayi seva à Krsna na sua suprema dhama(morada) através da seguinte seqüência:
i)Rendendo-se a ele,
ii)Praticando os nove ramos de bhakti (navadha bhakti), e
iii)Aceitando refugio em bhava-bhakti.
Jaya Srila Gurudeva .
The Disciplic Succession of the Brahma Madhva Gaudiya Vaisnava Sampradaya
LORD KRISHNA
The Supreme Lord Krishna exhibited His omnipotent and almighty universal form of innumerable faces and eyes, revealing innumerable miraculous wonders, decorated with innumerable, dazzling ornaments, armed with innumerable gleaming weapons, magnificently attired and resplendently garlanded, annointed with equisite, celestial fragrances; phenomenally astounding, unlimited, effulgent and all pervading.evam uktva tato rajan maha-yogesvaro harih darsayamasa parthaya paramam rupam aisvaram aneka-vaktra-nayanam anekadbhuta-darsanam
aneka-divyabharanam divyanekodyatayudham divya-malyambara-dharam divya-gandhanulepanam
sarvascaryamayam devam anantam visvato-mukham
isvarah paramah krishna sac-cid-ananda vigrahah anadir adir govindah sarva karana karanam
Lord Krishna is the supreme absolute controller, whose form is pure immortality, omniscience and bliss. He is without beginning, the origin of all, the cause of all causes and the source of the eternal Vedas.
All the incarnations are plenary portions or explansions of plenary expansions appearing in various universes to protect the theists; but Lord Krishna is the original Supreme Lord and the source of all.ete camsa-kalah pumsah krishnas tu bhagavan svayam indras vyakulam lokam mrdayanti yuge yuge
Lord Krishna said I am situated as the soul within the heart of all beings, remembrance and forgetfulness comes from me. I can be known by the knowledge of the Vedas. I am the original creator of the Vedic scriptures and a knower of the Vedas.sarvasya caham hrdi sannivistho mattah smrtir jnanam apohanam ca vedais ca sarvair aham eva vedyo vedanta-krd veda-vid eva caham
Factually all the Vedic scriptures unamimously are the establisher of Lord Krishna as the Supreme Lord of all; but the unique speciality of the Bhagavad-Gita is that the Supreme Lord Krishna is directly speaking this divine revelation Himself.
Lord Krishna said only by unalloyed devotional service can I be understood as I am and can be seen directly. Only in this way can one enter into the mystery of my understanding.bhaktya tu ananyaya sakya aham evam-vidho r'juna jnatum drastum ca tattvena pravestum ca parantapa
Understand that the Supreme Lord Krishna is the original soul of all living entities. For the benefit of the whole universe He has out of His causeless mercy manifested Himself appearing as a human being. He has manifested this by the power of His internal potency.krsnam enam avehi tvam atmanam akhilatmanam jagad-dhitaya so'py atra dehivabhati mayaya
Brahma
Lord Brahma said: My dear Lord Krishna, I pray to be so fortunate that in this life or in another life, wherever I may take birth even if it is in the animal species that I may be your devotee and engage myself in your devotional service.brahmovaca tad astu me natha sa bhuri-bhago bhave'tra vanyatra tu va tirascam yenaham eko'pi bhavaj-jananam bhutva niseve tava pada-pallavam
Narada Muni
O' Narada being very satisfied by your goodness and service you were taught the ultimate science of transcendental devotion to the Supreme Lord fully illuminating the truth of the soul which is perfectly known by souls surrendered to Lord Krishna.tubyam ca narada bhrsam bhagavan vivrddha bhavena sadhu paritusta uvaca yogam jnanam ca bhagavatam atma-satattva-dipam yad vasudeva-sarana vidur anjasaiva
Krishna Dvaipayana Vyasa
In course of time Vyasa bearing in mind the intelligence and short life span of humanity at large considered his compilation of the Vedas to be too difficult, so he divided the Vedic knowledge into different branches.kalena milita-dhyam avamrsya nrnam stokayasam sva-nigamo bata dura-parah avirhitas tu anuyugam sa hi satyavatyam veda-drumam vita-paso vibhajisyati sma
Madhvacarya
Visnuswami, Madhvacarya, Ramanuja and Nimbaditya will appear respectively as a portion of Vamana, Brahma, Ananta Sesha and Sanaka Kumara.visnuswami vamanangsastatha madhvastu brahmanah ramanujastu sesangsa nimbaditya sanakasya ca
It is verified in Garga Samhita:
Vamana, Brahma, Ananta Sesha and Sanaka Kumara will appear as brahmanas by the order of Visnu, for the preservation of eternal righteousness in kali yuga.vamanas vidih sesah sanako visnu vakyatah dharmartha hetave caite bhavisyanti dvijah kalau Visnuswami, Madhvacarya, Ramanuja and Nimbaditya will appear respectively as a portion of Vamana, Brahma, Ananta Sesha and Sanaka Kumara.visnuswami vamanangsastatha madhvastu brahmanah ramanujastu sesangsa nimbaditya sanakasya ca These four saviours will be the establishers of the four authorised and empowered spiritual channels of disciplic succession in the period calculated from the reign of King Vikrama in 54 B.C. subsequently through the 432,000 year cycle of kali yuga.ete kalau yuge bhavyah sampradaya pravartakah samvatsare vikrama catvarah ksiti pavanah These four authorised and empowered spiritual channels of disciplic succession are to be fully accepted by all beings; as any word, combination of words or formulation of sound frequencies, invoked or addressed, audible or inaudible, secret or revealed, ancient or contemporary outside their auspices prove to have absolutely no efficacy.sampradaya vihina ye mantraste nisphalah smritah tasmacca gamanang hyasti sampradaya narairapi
Garga Samhita, Canto 10, chapter 61, verses 23, 24, 25, 26
Visnuswami
| Madhvacarya | Ramanuja | Nimbaditya |
Brahma Madhva Gaudiya Vaisnava Sampradaya
LORD KRISHNA Brahma Narada Muni Krishna Dvaipayana Vyasa Madhvacarya Padmanabha Narahari Madhava Aksobhya Jayatirtha Jnanasindhu Dayanidhi Vidyanidhi Rajendra Jayadharma Purusottama Brahmanyatirtha Vyasatirtha Laksmipati Nityananda Prabhu, Madhavendra Puri Advaita Acarya, Isvara Puri SRI KRISHNA CAITANYA MAHAPRABHU Svarupa Damodara, Sanatana Goswami Rupa Goswami Jiva Goswami, Ragunatha Goswami Krishna das Kaviraj Narottama Visvanatha Cakravarti Baladeva Vidyabhusana Uddharan Dasa Madhusudana Dasa Jagannatha das Babaji Bhaktivinode Thakura Gaura Kishore das Babaji Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada Bhakti Prajnana Keshava, Bhaktivedanta Swami Bhaktivedanta Vamana, Bhaktivedanta Narayana
Srila Jagannatha das Babaji
I offer my humble obeisance to Srila Jagannatha das Babaji, chief among the Vaisnavas and dear to saintly souls and who confirmed the appearance place of Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu.gauravirbhava-bhumes tvam nirdesta saj-jana-priyah vaisnava-sarvabhaumah sri jagannathaya te namah
Srila Bhaktivinode Thakura
I offer my humble obeisance to Srila Saccidananda Bhaktivinode Thakura, who is the personified energy of Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu and who follows the rupanuga path of Rupa Goswami.namo bhakti vinodaya sac-cid-ananda-namine gaura-sakti-svarupaya rupanuga-varaya te
Srila Gaura Kishore das Babaji
I offer my humble obeisance to Srila Gaura Kishora das Babaji, who is the personification of renunciation immersed in the ocean of seperation from Lord Krishna.namo-gaura-kishoraya saksad-vairagya-murtaye vipralambha-rasanbhode padambujaya te namah
Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada
I offer my humble obeisance unto Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada, who is very dear to Lord Krishna in this world having taken shelter of the Lords lotus feet.namah om visnupadaya krishna prestaya bhutale srimate bhakti siddhanta-saraswati iti namine
Srila Bhakti Prajnana Keshava Goswami Maharaj
I offer my humble obeisance unto Srila Bhakti Prajnan Keshava, the lion-like acarya who never fears having taken shelter of Lord Krishna.namah om visnupadaya acarya-simha rupine sri srimad bhakti prajnan keshava iti namine
Srila Bhaktivedanta Vamana Maharaj
I offer my humble obeisance unto Srila Bhaktivedanta Vaman Goswami Maharaja, the acarya who is like the deity personified and who is very dear to Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu in this world.namah om visnupadaya caitanya prestaya bhutale acarya murta vigrahaya vaman goswami iti namine
Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj
Bhakti Master
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Bhakti Yoga Teachers
The Bhakti Yoga practitioners, listed by ashram, age, and initiation date, are speakers on Bhakti Yoga world wide. The schedules and locations of those that travel can be seen by clicking on their photos.
HARI KATHA
Bhakti Love A Yoga do Amor
Interview by a Reporter Perth, Australia: December 23, 1998 [Respected Readers, Please accept our humble obeisances. We pray that those of you who are new to Krsna consciousness, and also those of you who are already experienced practitioners, will find inspiration from the following interview with Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. (You can also see the video of this interview by clicking on the link at the bottom of the lecture). Your servants, the Harikatha team] |
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Dandavats e Pranamas ! Sejam Todos Bem Vindos ....
Om Namo Bhagavate Vasudevaya
Om Namo Bhagavate Vasudevaya
हरे कृष्णा हरे कृष्णा = hare krsna hare krsna
कृष्णा कृष्णा हरे हरे = krsna krsna hare hare
हरे राम हरे राम = hare rama hare rama
राम राम हरे हरे = rama rama hare hare
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